Projeto criação das mascaras.
Apresentação:
Este projeto é proposto pelos alunos da displina de Suporte Cenico do TEA3 de Rio Branco, baseado em estudos realizados dentro da proporia disciplina, ele ETA dentro do estudo de mascaras, fundamentado na comédia Dell’arte. Bom antes apresento aqui um histórico da comédia Dell’arte já que é um exemplo de trabalho dentro deste contexto teatral.
A Commedia Dell'arte surgiu na segunda metade do séc. XVI, atingiu sua maior popularidade no séc. XVII e chegou até meados do séc. XVIII.Este gênero teatral que durou aproximadamente dois séculos e meio, exerceu grande fascínio por quase toda a Europa e influenciou (como ocorre ainda hoje) diversos atores, dramaturgos e encenadores: Shakespeare, Molière, Jean–Louis Barrault, Meyerhold, entre outros. A Commedia dell'arte era representada por atores profissionais, e teve várias denominações como Commedia all'improviso – comédia fundamentada sobre o improviso; Commedia a soggeto – comédia desenvolvida através de um canovaccio (roteiro) e ainda Commedia delle Maschere – comédia de máscaras.
Este gênero teatral se caracterizava por uma dramaturgia que nascia da representação do ator. Os atores, além de terem uma intensa preparação técnica (vocal, corporal, musical...), representavam, geralmente, o mesmo personagem por toda sua vida, criando assim uma codificação precisa do tipo representado. Estes personagens-fixos, representavam seguindo a estrutura de um roteiro - canovaccio, que orientava a seqüência das ações e a partir do qual "improvisavam". Cada personagem possuía um repertório próprio que se recombinava conforme a situação. O chamado improviso, não era portanto, uma invenção do momento, mas a liberdade que somente é possível de ser adquirida pelo ator, através de um treinamento permanente.
As trupes da Commedia dell'arte eram formadas, geralmente, por oito ou doze atores. Os personagens representados eram divididos em três categorias: os enamorados, os velhos e os criados chamados zannis, que provavelmente deriva de Giovanni, nome típico do ambiente camponês italiano.
O uso da máscara na Commedia dell'arte foi extremamente importante, tanto que ficou conhecida como Commedia delle Maschere. Os atores para utilizarem a máscara deveriam dominar sua técnica. Elas se caracterizam por serem meias – máscaras, deixando a parte inferior do rosto descoberta, permitindo uma perfeita fonação e uma cômoda respiração, adequada às necessidades do jogo cênico realizado pelos atores. A Máscara proporcionava o imediato reconhecimento do personagem pelo público. Os sentimentos, o estado de espírito desses personagens necessariamente engajavam todo o corpo do ator, propondo um jogo dinâmico, direto, essencialmente teatral. A máscara na Commedia dell'arte mais do que acrescentar, tira do ator os signos de sua interioridade, transforma-o numa figura toda superfície, cuja psique, não está no seu interior, mas no seu exterior. Desta forma, o personagem só existe enquanto desenhado em seus contornos. Pela importância dessa comédia para o teatro é que estamos estudando, pesquisando e experimentando para podermos por em prática a confecção das mascaras.
Justificativa :
Levando em consideração a grande importância da comédia dell’arte, e também como instrumento de estudo na disciplina de Suporte Cênico, já que também está dentro da proposta a confecção de mascaras. Onde estamos sendo orientados pelos professores e tutores através de oficinas que foi feito em etapas, sendo vivenciado três momentos, num primeiro momento a Graça veio a rio branco para orientar como faria o processo de inicio das máscaras que foi a parte de tirar o molde(mascaras mortuárias). Num segundo momento recebemos o Guto para passar orientações e demonstrações de como fazer a máscaras. E por último recebemos a Patrícia para trabalhar a parte de acabamento das mascaras.
Com a convicção de que podemos trabalhar confecção de mascaras nos do TEA3 propomos o projeto de confecção de mascaras para ser utilizada no espetáculo Tabarin, guarda de honra, baseado nas pesquisas feitas anteriormente onde fizemos cada um a pesquisa da sua própria mascara, e em cima do texto criamos a nossa própria concepção das mascaras para ser utilizadas. O grupo usou da variante estética para escolher a proposta de como seria as mascaras, primando por cores vivas, regionalizando ao mesmo tempo, usando sementes para tornar uma proposta mais a cara da Amazônia. Considerando que as mascaras todas tem uma ligação de elo de cores e detalhes acreditamos que esse projeto possa ser aceito para a encenação do espetáculo Tabain.
Objetivo geral:
· Confeccionar mascara para o espetáculo Tabain, guarda de honra.
· Encenar o texto Guarda de honra com as máscaras.
Objetivos específico:
· Fazer as em grupo as máscaras em grupo para ser usada no espetáculo tabarin, guarda de honra.
· Propor que as máscaras seja usado no espetáculo.
· Regionalizar as máscaras sem fugir da proposta do texto.
· Encenar o texto Guarda de honra com as máscaras.
Plano de execução do trabalho em grupo (o plano individual será trabalhado semana que vem);
Etapa:
1- Escolha da paleta de cores do grupo.
2- Pesquisa de máscaras;
3- Escolha do animal para ser a base das máscaras;
Projeto da máscara( desenho da mascara zoomórfica );
1- Fazer a máscara;
2- Acabamento da máscaras;
3- Voto das máscaras( finalização das máscaras);
Conclusão:
A confecção das máscara apresar de ter sido feita em um espaço de tempo curto, concluímos com sucesso. Todos reuniram na casa da Marília para tirar a foto. Tanto a teoria quanto a prática desse curso vai somar ricamente no currículo dos alunos da TEA3, considerando que a prática dele nos possibilitou o contato direto com essa técnica, através desse trabalho refletimos a importância da comédia dell’arte, e também refletimos sobre as várias formas de máscaras, as definições feita pelo grupo. Por tanto as máscaras já podem ser utilizadas pelo espetáculo tabarin.
Anexo:
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