segunda-feira, 14 de setembro de 2009

[A COMÉDIA DELL'ARTE]


A comédia Dell’arte marcou o século XVI pelo seu grande exuberante trabalho de Teatro, era composto por familiares. Este gênero teatral que durou aproximadamente dois séculos e meio, exerceu grande fascínio por quase toda a Europa e influenciou (como ocorre ainda hoje) diversos atores, dramaturgos e encenadores: Shakespeare, Molière, Jean–Louis entre outros. Suas apresentações eram feitas nas ruas e praças públicas, em suas carroças ou em pequenos palcos improvisados.
Este gênero teatral se caracterizava por uma dramaturgia que nascia da representação do ator. Os atores, além de terem uma intensa preparação técnica (vocal, corporal, musical...), representavam, geralmente, o mesmo personagem por toda sua vida, criando assim uma codificação precisa do tipo representado. Estes personagens-fixos, representavam seguindo a estrutura de um roteiro - canovaccio, que orientava a seqüência das ações e a partir do qual "improvisavam". Os canovacci não variavam muito em termos de intriga e de relação entre os personagens. Cada personagem, por sua vez, possuía um repertório próprio que se recombinava conforme a situação. O chamado improviso, não era portanto, uma invenção do momento, mas a liberdade que somente é possível de ser adquirida pelo ator, através de um treinamento permanente. As trupes da Commedia dell'arte eram formadas, geralmente, por oito ou doze atores. Os personagens representados eram divididos em três categorias: os enamorados, os velhos e os criados chamados zannis, que provavelmente deriva de Giovanni, nome típico do ambiente camponês italiano.
As características físicas de alguns personagens da Comédia Dell’arte:
Entre os zannis, Arlecchino personagem , proveniente de Bergamo, era a máscara mais popular. Inicialmente segundo zanni, encarnava uma mistura de esperteza com ingenuidade, estando sempre no centro das intrigas. Usava inicialmente uma roupa branca e um cinturão, onde carregava um bastonete de madeira, calças brancas, chinelos de couro e gorro branco. Supõe-se que, com o tempo, essa roupa foi ganhando remendos coloridos e dispersos, de onde provém sua atual roupa de losangos. A mascara dele é uma junção de macaco e gato, está mascara dava saltos e pulinhos, articulando os braços e pernas com suavilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário